Você sabe para o que realmente servem os bancos?

A palavra “banco” é de origem germânica e se refere às instituições financeiras comerciais. No entanto, algumas pessoas afirmam que ela tenha surgido a partir da palavra francesa “Banqui” e da “Banca”. A história dos bancos se confunde com a do surgimento da burguesia. Isso porque com a queda do feudalismo, os donos de bancos começaram a receber pedaços de terras, como resultado de dívidas dos senhores feudais, o que posteriormente resultou na criação da burguesia.

Como surgiram os bancos?

Não havia palavras como “bancário” antes de 1640, embora a prática de guardar o dinheiro tenha florescido no em 2000 antes de Cristo. A primeira instituição financeira comercial chamava-se “Banco de Veneza”, sendo estabelecida em Veneza, na Itália, em 1157, para financiar os monarcas em suas guerras. As atividades comerciais foram consolidadas no fim da Idade Média, quando também a função do banqueiro se tornou importante. Além de ser algo cada vez mais comum.

Nas populares feiras que aconteciam na Europa Central, eram os banqueiros os responsáveis por administrar as transações comerciais. Eles avaliavam a autenticidade e qualidade das moedas de ouro que eram dadas em troca de produtos. Claro que tiravam uma porcentagem do valor total, para fazer esse serviço.

No entanto, a possibilidade de multiplicação do dinheiro e de concepção dos empréstimos aconteceu um pouco depois, quando os banqueiros perceberam que nem sempre as pessoas sacavam todo o dinheiro depositado.

Neste momento, surgiu a ideia de emprestar dinheiro, mediante o pagamento de juros. Assim, os bancos cresceram e enriqueceram. Os bancos europeus, por exemplo, surgiram a partir do século XV, oriundos de negócios das famílias de banqueiros.

O que os bancos fazem?

Os bancos são muito importantes para a economia. A principal função dessas instituições é usar o dinheiro de seus correntistas, emprestando-o a outros que possam usá-lo para comprar casas, empresas, enviar filhos para a faculdade e financiar carros.

Quando você deposita seu dinheiro no banco, em uma grande quantia, juntamente com a de todos os outros, sua conta é creditada com o valor do seu depósito. Quando você faz cheques ou realiza saques, esse valor é deduzido do saldo da sua conta. Os juros que você recebe em seu saldo também são adicionados à sua conta. Os bancos criam dinheiro na economia fazendo empréstimos.

De onde vem o dinheiro dos bancos?

Os bancos criam dinheiro imprimindo ou comprando títulos no mercado de tesouro. Quando os bancos compram títulos, eles geralmente adquirem títulos do Tesouro de seus próprios países. O dinheiro dos clientes vão para os cofres do banco e torna-se capital passível de ser emprestado à vários cidadãos.

Todos os bancos emprestam com base em uma taxa de reserva de seu depósito: eles devem manter uma certa porcentagem de cada depósito no banco, mas podem emprestar o restante. Porém, é claro que todo o sistema depende de o banco ser responsável pelos empréstimos, e de todos não terem descumprido seus empréstimos.

Se essas duas coisas acontecerem eventualmente, o sistema enfrentará enormes perdas, que é o que estamos vendo no mercado atual.

* Leila Ghiorzi é coach financeira formada pelo Instituto Coaching Financeiro (ICF-RJ). Possui formação complementar em Investimentos e Intermediação Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e formação executiva em Finanças Corporativas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM)