Qual a diferença entre ganhar e fazer dinheiro?

post-ganha-ou-faz-dinheiro

Quando as pessoas descobrem que há grande diferença entre ganhar dinheiro e fazer dinheiro, ficam entusiasmadas. Isso, porque aprendem que existe uma alternativa ao trabalho assalariado. Mas calma lá, se você não sabe a diferença ou está meio perdida nesses conceitos. Vamos esclarecer logo abaixo a diferença e impacto dessas expressões. Afinal de contas, elas vão fazer uma diferença e tanto na sua vida! Entender essa diferença é superimportante quando se trata de tornar-se financeiramente livre.

Ganhar x fazer dinheiro
Você ganha grana quando troca seu tempo e energia por dinheiro. Em outras palavras, você trabalha por uma hora, você é pago por uma hora. É importante lembrar que quando você está ganhando dinheiro, geralmente é dependente de alguma outra entidade. Seja uma organização individual, empresarial, sem fins lucrativos ou divisão do governo. Lembre-se também que, em termos gerais, o seu tempo e energia são recursos finitos. Até porque ninguém aguenta trabalhar 24 horas por dia sem descanso, certo?

Mas fazer dinheiro é totalmente diferente. É quando você usa seu próprio tempo e energia (e um pouco de criatividade) e é muito bem pago. Isso coloca você no controle. Permite que você seja independente.
Neste caso, quem faz dinheiro cria algo que é dele. Pode ser uma empresa ou um produto. Essa é a mudança de um termo para outro. Porém, é óbvio, que nem todo mundo consegue fazer a grana durar. Geralmente, há algum ou muito trabalho que deve ser feito para garantir um rendimento regular, com o qual você possa viver.

A importância de se fazer dinheiro
Ninguém quer se matar de trabalhar e receber um salário ruim. Só que isso nem sempre depende de você. A pessoa pode ser extremamente competente e ganhar mal. Isso porque o chefe ou a empresa não reconhecem a qualidade do trabalho prestado. Ou porque visa apenas explorar a mão de obra do trabalhador. E você acaba sendo a pessoa explorada todas-as-vezes.

Se quer fugir disso, deve considerar fazer dinheiro. Isso pode mudar a sua vida, sabia? Já pensou em se tornar empreendedora, dona de si e do seu dinheiro? Pois este é o caminho para chegar lá.

Como fazer mais dinheiro com investimentos
Guardar dinheiro é uma atitude positiva, isso é indiscutível. Mas, o que você vai fazer com a grana acumulada? Se não sabe, temos uma dica: invista. Fazer grana é apostar suas fichas em algo que vai lhe render lucros.
Você pode investir no mercado de ações ou adquirir participação em empreendimentos. E também escolher o mercado imobiliário para lucrar. Os milionários, por exemplo, se utilizam normalmente de três fluxos de caixa para garantir a riqueza.

Então, porque você não pode também? Comece devagar, com baixos investimentos. E aos poucos você vai ver sua conta bancária aumentar significativamente.

Leia também

post-qi-financeiro
Descubra como se avalia o QI Financeiro

Para medir a inteligência inata de uma pessoa, é comum utilizarmos o Quociente de Inteligência – QI. Em finanças, o medidor que utilizamos para saber se a pessoa faz boas escolhas financeiras é o QI Financeiro. Ele consiste da aptidão da pessoa para assuntos sobre dinheiro e apoia-se em quatro pilares: 1. Proteger seu dinheiro […]

post-gastos-diarios
Cuidado com os gastos ocultos!

Às vezes nos esquecemos de acrescentar no orçamento mensal as despesas que sabemos que existem, porém não nos programamos ou achamos muito pequenas, ou nem mesmo fazemos um orçamento mensal – e é aí que mora o perigo! Por exemplo: Natal, Páscoa, dia dos pais, dia das mães, dia do professor, dia das crianças, dia […]

Fale com a SERVICOOP
Fale com a SERVICOOP
Fale com a SERVICOOP
Olá! Em que podemos ajudar?