Os três estágios da Pirâmide da Riqueza

É hora de pensarmos onde queremos chegar! Em geral, falamos em alcançarmos a independência financeira, mas a Pirâmide da Riqueza vai além disso. Ela é composta de três estágios, a serem atingidos de forma cronológica:

  1. Segurança Financeira
  2. Independência Financeira
  3. Liberdade Financeira

Segurança Financeira

O primeiro degrau é aquele momento em que você consegue gerar dinheiro suficiente para pagar suas despesas básicas e indispensáveis, como a sua casa, alimentação, água, luz educação etc. No instante em que você consegue “se manter sozinha”, sem depender de outras pessoas para lhe ajudarem financeiramente, você alcançou sua Segurança Financeira.

Independência Financeira

O segundo degrau abrange o famoso “não precisar trabalhar”. É quando os seus investimentos e sua renda passiva (que não depende do seu trabalho) geram todo o dinheiro necessário para cobrir os gastos da sua Segurança Financeira. É o segundo passo no caminho da riqueza.

Liberdade Financeira

O terceiro degrau é onde seus sonhos se realizam sem você precisar se preocupar com o preço dos itens. Sua renda passiva garante a alavancagem do seu patrimônio e a automação dos investimentos possibilita o aumento da sua renda. É a realização de tudo o que você sempre sonhou.

* Leila Ghiorzi, coach financeira com formação complementar em investimentos e intermediação financeira. Autora do projeto É da Minha Conta.