Cuidado com os gastos ocultos!

Às vezes nos esquecemos de acrescentar no orçamento mensal as despesas que sabemos que existem, porém não nos programamos ou achamos muito pequenas, ou nem mesmo fazemos um orçamento mensal – e é aí que mora o perigo!

Por exemplo: Natal, Páscoa, dia dos pais, dia das mães, dia do professor, dia das crianças, dia dos namorados, matrícula escolar, material escolar, uniforme, IPVA, IPTU, seguros, aniversário do cônjuge, dos filhos, da mãe, do pai, tarifas bancárias, pipoca e refrigerante no cinema, estacionamento, suprimentos para casa, lanches na rua etc.

E não termina aí. Existem outras despesas que estão realmente “ocultas”, e para essas nunca estamos preparados: convite de casamento, convite de aniversário, festas que os filhos são convidados, conserto do carro, mecânico, conserto de eletrodoméstico, consertos diversos, doenças, medicamentos, falecimentos, nascimentos, multas e outras.

Como lidar com as despesas ocultas? Há alguns truques! Estas são algumas estratégias para evitar que esses gastos ocultos gerem um rombo no orçamento:

– Planejar as datas especiais no orçamento mensal;

– Comer antes de ir ao mercado, levar lista e não comprar nada fora dela;

– A decisão de compra não deve ser no calor do momento: sempre pesquisar antes;

– Normalmente comprar pela internet sai mais barato, porém demora a entrega;

– Esperar promoções dias especiais (dia das crianças, dia das mães, pós Natal, mês de janeiro, troca de estação, Black Friday);

– Pesquisar e usar cupons de desconto (sim, eles existem!);

– Usar sites de compras coletivas;

– Comprar fora de época (ar-condicionado no inverno, por exemplo);

– Adquirir uma conta bancária sem custo;

– Utilizar mercado de usados e aluguel;

– Fazer uso racional de tudo, desde energia elétrica até alimentação;

– Ter apenas um cartão de crédito;

– Evitar fazer “cartão da loja”, mesmo que ofereçam descontos;

– Negociar e pedir desconto – sempre;

– Procurar opções de lazer barato, como um picnic e passeios em parques, museus baratos, shows gratuitos, teatro infantil, peças teatrais, arenas culturais.

FONTE: Fonte: Leila Ghiorzi, coach financeira com formação complementar em investimentos e intermediação financeira. Autora do projeto É da Minha Conta.