Como a psicologia de consumo pode ajudar no seu controle de gastos

post-psicologia-de-consumo2

As nossas decisões financeiras não são racionais. Os impulsos que levam à compra estão além do produto em si: envolvem nossos sentimentos e sensações. Fatores psicológicos, culturais, sociais e pessoais influenciam o comportamento de compra, uso e avaliação de produtos e serviços para satisfazer necessidades.

Nos fatores psicológicos estão a motivação (o que te motiva a comprar algo?), a percepção (preciso do que estou prestes a comprar?), a aprendizagem ou a mudança de comportamento através da experiência e na forma de como pensamos e agimos. O ato de compra também pode se tornar um hábito, e a compra uma experiência mais emocional que racional.

Os fatores culturais são as influências do meio: valores, referências e percepções que nos são passados. O que aprendemos na TV, por exemplo? Você sabia que existe toda uma ciência apenas para te estudar e te levar a comprar algo?

Fatores sociais são influências do grupo ao qual pertencemos, seja família ou amigos, e estão ligados ao papel e status que representam na sociedade. Quando compramos, fazermos isto por nós ou para “os outros”?

Por último, nos fatores pessoais estão a faixa etária, condições de consumo, estilo de vida e traços da personalidade do consumidor que influenciam diretamente nas suas escolhas.

Diante disso tudo, antes de comprar eu sempre me pergunto:

– Eu realmente preciso do que quero comprar?

– Esta compra está alinhada com minhas prioridades?

– Esta compra vai me trazer compromissos financeiros que conseguirei cumprir?

– Esta compra vai apenas me fazer parecer alguém que quero mostrar para a sociedade?

– Esta compra vai me fazer assumir mais dívidas que já tenho?

– Esta promoção me faz comprar mais unidades por um preço menor, mas preciso mesmo de mais unidades?

Acho que essas perguntas podem ajudar você também!

* Leila Ghiorzi, coach financeira com formação complementar em investimentos e intermediação financeira. Autora do projeto É da Minha Conta.

Leia também

Boleto Digital
Mudamos para o Boleto Digital

A partir de setembro de 2021, a SERVICOOP está passando a disponibilizar os boletos aos seus sócios de modo digital.

O boleto digital é ecológico, sustentável e muito fácil de usar.

Promoção Carro do Ano – Entrega do automóvel

Na última quarta feira, dia 28 de março, na filial da Savarauto situada na Av. Nilo Peçanha em Porto Alegre, foi entregue o automóvel Toyota Ettios 1.0 0km para a vencedora da promoção Carro do Ano SERVICOOP.

Fale com a SERVICOOP
Fale com a SERVICOOP
Fale com a SERVICOOP
Olá! Em que podemos ajudar?