Segurança

Dicas de segurança para você utilizar com mais tranquilidade os nossos serviços

Segurança no uso dos e-mails

Receber e-mails falsos, utilizando o nome de instituições financeiras, lojas de comércio eletrônico, serviços de tecnologia e produtos em geral se tornou rotina. Na maioria das vezes o objetivos dos fraudadores é capturar informações confidenciais dos usuários como senhas e números de cartões através da instalação de vírus ou programas maliciosos, instalados em computadores ou dispositivos móveis (celulares e tablets).

Por isso, é importante estar atento aos e-mails que você recebe e seguir algumas dicas importantes:

  • A SERVICOOP nunca envia e-mails solicitando dados pessoais para cadastro ou senhas de acesso;
  • Nunca forneça dados pessoais ou senhas por e-mail;
  • Sempre desconfie quando você não conhece o remetente, especialmente se no corpo do e-mail contém algum arquivo anexo com extensões pouco usuais como “*.exe ou *.html”;
  • Não acesse o Internet Banking da SERVICOOP através de links recebidos por e-mails ou anúncios em sites;
  • Evite acessar seu e-mail pessoal e o Internet Banking utilizando computadores públicos;
  • Mantenha sempre o seu antivírus ou serviço anti-spam atualizados.

 

Segurança no uso do computador e dispositivos móveis

  • Procure sempre manter o sistema operacional do seus computador atualizado;
  • Busque manter em dia as atualizações de segurança, inclusive dos dispositivos móveis: celulares ou tablets;
  • Sempre utilize programas confiáveis, mantenha-os atualizados e evite softwares desconhecidos;
  • Instale um software de antivírus, um anti-spam e mantenha-os sempre atualizados;
  • Cuidado com o uso de pen drives ou outros dispositivos externos de terceiros;

 

Como usar senhas com segurança

  • Sua senha é pessoal, inequívoca e intransferível. Jamais revele a outras pessoas;
  • Se você receber uma ligação de alguém dizendo-se colaborador da SERVICOOP solicitando a informação de alguma senha, não forneça em hipótese alguma;
  • Memorize sua senha, não a anote em papel nem deixe-a armazenada em seu computador, dispositivo móvel ou telefone celular;
  • Quando estiver digitando sua senha, verifique se não há alguém observando sua digitação;
  • Cuidados básicos que devemos ter é jamais escolher senhas que possam facilmente ser descobertas por terceiros, como por exemplo:
    • Datas de nascimento
    • Nomes próprios
    • Números de telefone
    • Números de documentos (RG, CPF, etc.) ou parte deles
    • Número de sua residência
    • Placa do seu automóvel
    • Palavras e sequências alfabéticas ou numéricas
  • Dicas para formatação de uma nova senha:
    • Se possível, utilize senhas longas.
    • Utilize caracteres variados, símbolos, letras e números, de preferência intercalados.
    • Quando só puder utilizar números, faça combinações pouco prováveis.

 

Segurança ao usar o caixa eletrônico em salas de autoatendimento

  • Antes de entrar em salas de autoatendimento verifique se não há pessoas suspeitas por perto, principalmente em motocicletas ou veículos estacionados;
  • Ao utilizar os caixas eletrônicos, posicione-se de maneira a encobrir o teclado com o próprio corpo, impedindo que a sua senha vista por estranhos;
  • Nunca forneça sua senha para outra pessoa, pois jamais solicitam sua senha de acesso, nem por telefone;
  • Antes de sair do autoatendimento após um saque guarde o dinheiro em local seguro e observe se não existem pessoas acompanhando a sua ação;
  • Caso tenha algum problema com seu cartão, comunique-se com a central de atendimento de seu próprio telefone;
  • Somente aceite ajuda de funcionários em horários de expediente bancário e quando estes estiverem devidamente identificados;
  • Evite utilizar caixas eletrônicos em locais isolados;
  • Desconfie e não utilize caixas eletrônicos que apresentem sinais de vandalismo ou violação;
  • Jamais aceite ajuda de estranhos para manipular o terminal de autoatendimento, quando tiver dificuldade contate um funcionário;
  • Ao pegar seu extrato, verifique minuciosamente todos os lançamentos e, em caso de dúvidas, procure imediatamente o gerente.