Utilizando a Internet com Segurança

Prezado cooperado,

Realizar operações pela internet é fácil, prático e seguro. Mas atenção! Você precisa ficar atento a algumas recomendações da FEBRABAN, de como agir na hora de realizar suas operações financeiras via internet para não ficar sujeito a golpes ou cópia dos seus dados.

Confira a seguir dicas de segurança:

  • ANTIVÍRUS – mantenha instalado em seu computador um antivírus original e sempre atualizado.
  • SENHA – Troque periodicamente a sua senha de acesso ao Internet Banking. Crie senhas de difícil dedução, seguindo orientações de sua cooperativa.
  • COMPUTADOR – Só realize suas operações em um computador confiável. NUNCA UTILIZE computadores públicos (lanhouses, aeroportos, etc.) ou computadores de terceiros ou que não conheça para realizar suas transações financeiras. Sempre verifique se o antivírus instalado no computador está atualizado e ativado.
  • ARQUIVOS EXECUTÁVEIS – NUNCA abra arquivos ou clique em links de origem desconhecida. Eles podem conter vírus, como o “Cavalo de Tróia” que ficam ocultos para o usuário e permitem a ação de fraudadores sobre todos os seus dados, a partir de informações capturadas após o seu uso.
  • PROVEDORES – Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, políticas de segurança e a confiabilidade da empresa;
  • E-MAILS FALSOS – NUNCA abra e-mails de origem ou de procedência duvidosa, mesmo que venham com o remetente de sua instituição financeira. Não execute programas, abra arquivos ou clique em links que estejam anexados ou no corpo desses e-mails. Delete esses e-mails e, caso tenha clicado em alguma parte deste e-mail e executado um programa, comunique imediatamente a sua cooperativa o ocorrido e altere todas as suas senhas de acesso à sua conta corrente em outro computador confiável, ou no mesmo após uma verificação completa de infecção de vírus por um técnico confiável.
  • SITES E DOWNLOADS – Procure acessar sites que possuam o Selo de Certificado Digital de segurança e só faça downloads (transferência de arquivos para o seu computador) de sites que conheça e saiba que são confiáveis.
  • BROWSER – Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação como o Google Chrome e o Internet Explorer) mais atualizados, pois geralmente incorporam os melhores mecanismos de segurança.
  • OPERAÇÕES FINANCEIRAS – Ao acessar o site caso você desconfie que o mesmo não é seguro, antes de inserir os seus dados clique sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site, concedido por um certificador internacional, aparecerá na tela confirmando sua autenticidade.
  • EXTRATO E LANÇAMENTOS EM CONTA-CORRENTE – Acompanhe periodicamente os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com sua cooperativa.
  • ATENÇÃO CONSTANTE – Fique sempre atento às movimentações financeiras em sua conta corrente e ao acessar o site da sua cooperativa. Se estiver em dúvida sobre a segurança da operação bancária que executou, entre em contato com a cooperativa. Prevenção é a melhor forma de segurança.

Leia também

post-servicoop-vida-financeira
Como você organiza a sua vida financeira?

Se você está querendo deixar suas finanças em ordem, pode aproveitar os aplicativos que existem no mercado. Eles têm diferentes características de funcionalidades. E se você quer uma dica do melhor do mercado, a gente super indica o Zero Paper. Por que utilizar um app? Para muitas pessoas, orçamentar, economizar dinheiro e rastrear as finanças […]

Novas regras para operações em espécie acima de R$ 50.000,00

No dia 26 de dezembro de 2017, entram em vigor as alterações definidas pela Circular do Banco Central nº 3.839/2017 para registro de operações em espécie. Confira quais são elas.