Utilizando a Internet com Segurança

Prezado cooperado,

Realizar operações pela internet é fácil, prático e seguro. Mas atenção! Você precisa ficar atento a algumas recomendações da FEBRABAN, de como agir na hora de realizar suas operações financeiras via internet para não ficar sujeito a golpes ou cópia dos seus dados.

Confira a seguir dicas de segurança:

ANTIVÍRUS – mantenha instalado em seu computador um antivírus original e sempre atualizado.
SENHA – Troque periodicamente a sua senha de acesso ao Internet Banking. Crie senhas de difícil dedução, seguindo orientações de sua cooperativa.
COMPUTADOR – Só realize suas operações em um computador confiável. NUNCA UTILIZE computadores públicos (lanhouses, aeroportos, etc.) ou computadores de terceiros ou que não conheça para realizar suas transações financeiras. Sempre verifique se o antivírus instalado no computador está atualizado e ativado.
ARQUIVOS EXECUTÁVEIS – NUNCA abra arquivos ou clique em links de origem desconhecida. Eles podem conter vírus, como o “Cavalo de Tróia” que ficam ocultos para o usuário e permitem a ação de fraudadores sobre todos os seus dados, a partir de informações capturadas após o seu uso.
PROVEDORES – Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, políticas de segurança e a confiabilidade da empresa;
E-MAILS FALSOS – NUNCA abra e-mails de origem ou de procedência duvidosa, mesmo que venham com o remetente de sua instituição financeira. Não execute programas, abra arquivos ou clique em links que estejam anexados ou no corpo desses e-mails. Delete esses e-mails e, caso tenha clicado em alguma parte deste e-mail e executado um programa, comunique imediatamente a sua cooperativa o ocorrido e altere todas as suas senhas de acesso à sua conta corrente em outro computador confiável, ou no mesmo após uma verificação completa de infecção de vírus por um técnico confiável.
SITES E DOWNLOADS – Procure acessar sites que possuam o Selo de Certificado Digital de segurança e só faça downloads (transferência de arquivos para o seu computador) de sites que conheça e saiba que são confiáveis.
BROWSER – Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação como o Google Chrome e o Internet Explorer) mais atualizados, pois geralmente incorporam os melhores mecanismos de segurança.
OPERAÇÕES FINANCEIRAS – Ao acessar o site caso você desconfie que o mesmo não é seguro, antes de inserir os seus dados clique sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site, concedido por um certificador internacional, aparecerá na tela confirmando sua autenticidade.
EXTRATO E LANÇAMENTOS EM CONTA-CORRENTE – Acompanhe periodicamente os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com sua cooperativa.
ATENÇÃO CONSTANTE – Fique sempre atento às movimentações financeiras em sua conta corrente e ao acessar o site da sua cooperativa. Se estiver em dúvida sobre a segurança da operação bancária que executou, entre em contato com a cooperativa. Prevenção é a melhor forma de segurança.

Leia também

post-dividas
Confira os três primeiros passos para sair das dívidas!

1) Descubra onde você está É doloroso ver onde a gente está, com tantas dívidas e contas se acumulando. Mas quanto mais você negligenciá-los, pior  vai ficar. Não tem fórmula mágica, infelizmente. Para você conseguir sair, você tem que saber onde está. Faça uma lista das suas dívidas, registrando a taxa de juros (que é quanto […]

Promoção Carro do Ano contempla mais cinco sócios da SERVICOOP

O sorteio da Promoção Carro do Ano foi realizada na sede da SERVICOOP no dia 15 de março, quinta-feira, e contemplou a sócia Gilneida Cerqueira Koppe com um Toyota Etios Zero KM. No evento também foram sorteados uma Smart TV LED de 49″, uma Smart TV LED de 42″, um Notebook de 14″ e um Tablet Samsung Galaxy 7″.