Evite as principais causas do endividamento

post-endividamento

Uma pesquisa realizada pelo Banco Central do Brasil revelou as causas principais para o endividamento, segundo os próprios consumidores:

1) Fatos inesperados

Ocorrências como perda de emprego e renda, doença própria e/ou de familiares, morte do responsável pela maior parte da renda familiar, gravidez não programada ou separação conjugal levam as pessoas a não conseguirem controlar sua vida financeira.

2) Falta de planejamento financeiro

Compras por impulso, excesso de parcelamento de compras e uso de linhas de crédito de forma impulsiva e descontrolada é o segundo motivo para o endividamento.

3) Empréstimo do nome

Os entrevistados revelaram que retirar empréstimo e/ou financiamento em seu nome para terceiros ou emprestar seu cartão de crédito a outros é um passo para não conseguir pagar as contas em dia.

Ainda segundo a pesquisa, grande parte dos entrevistados só reconheceu o problema quando as cobranças começaram ou quando perceberam que não teriam dinheiro para honrar os compromissos assumidos e as contas mensais. Essa realidade nos mostra a falta de planejamento financeiro existente atualmente na população brasileira.

Apesar da situação extrema, os entrevistados relataram forte aprendizado na forma de lidar com o dinheiro. Após a experiência, foram adotadas práticas de organização financeira, como elaboração de planilhas de receitas e despesas, tentativa de poupança, planejamento das aquisições de maior valor e controle dos gastos feitos no cartão de crédito.

Leia também

post-gastos-diarios
Cuidado com os gastos ocultos!

Às vezes nos esquecemos de acrescentar no orçamento mensal as despesas que sabemos que existem, porém não nos programamos ou achamos muito pequenas, ou nem mesmo fazemos um orçamento mensal – e é aí que mora o perigo! Por exemplo: Natal, Páscoa, dia dos pais, dia das mães, dia do professor, dia das crianças, dia […]

SONY DSC
Servicoop tem nova agência em Porto Alegre

A Servicoop inaugurou sua nova agência no centro de Porto Alegre. Localizada nas esquinas das ruas Marechal Floriano Peixoto e Riachuelo, com 600m², o espaço proporciona um novo conceito em atendimento, dando maior conforto e praticidade aos sócios. A nova loja também conta com a parceria do Saúde PAS. Os beneficiários do plano de saúde […]