Como a psicologia de consumo pode ajudar no seu controle de gastos

post-psicologia-de-consumo2

As nossas decisões financeiras não são racionais. Os impulsos que levam à compra estão além do produto em si: envolvem nossos sentimentos e sensações. Fatores psicológicos, culturais, sociais e pessoais influenciam o comportamento de compra, uso e avaliação de produtos e serviços para satisfazer necessidades.

Nos fatores psicológicos estão a motivação (o que te motiva a comprar algo?), a percepção (preciso do que estou prestes a comprar?), a aprendizagem ou a mudança de comportamento através da experiência e na forma de como pensamos e agimos. O ato de compra também pode se tornar um hábito, e a compra uma experiência mais emocional que racional.

Os fatores culturais são as influências do meio: valores, referências e percepções que nos são passados. O que aprendemos na TV, por exemplo? Você sabia que existe toda uma ciência apenas para te estudar e te levar a comprar algo?

Fatores sociais são influências do grupo ao qual pertencemos, seja família ou amigos, e estão ligados ao papel e status que representam na sociedade. Quando compramos, fazermos isto por nós ou para “os outros”?

Por último, nos fatores pessoais estão a faixa etária, condições de consumo, estilo de vida e traços da personalidade do consumidor que influenciam diretamente nas suas escolhas.

Diante disso tudo, antes de comprar eu sempre me pergunto:

– Eu realmente preciso do que quero comprar?

– Esta compra está alinhada com minhas prioridades?

– Esta compra vai me trazer compromissos financeiros que conseguirei cumprir?

– Esta compra vai apenas me fazer parecer alguém que quero mostrar para a sociedade?

– Esta compra vai me fazer assumir mais dívidas que já tenho?

– Esta promoção me faz comprar mais unidades por um preço menor, mas preciso mesmo de mais unidades?

Acho que essas perguntas podem ajudar você também!

* Leila Ghiorzi, coach financeira com formação complementar em investimentos e intermediação financeira. Autora do projeto É da Minha Conta.

Leia também

Promoção Carro do Ano contempla mais cinco sócios da SERVICOOP

O sorteio da Promoção Carro do Ano foi realizada na sede da SERVICOOP no dia 15 de março, quinta-feira, e contemplou a sócia Gilneida Cerqueira Koppe com um Toyota Etios Zero KM. No evento também foram sorteados uma Smart TV LED de 49″, uma Smart TV LED de 42″, um Notebook de 14″ e um Tablet Samsung Galaxy 7″.

Promoção Carro do Ano – Entrega do automóvel

Na última quarta feira, dia 28 de março, na filial da Savarauto situada na Av. Nilo Peçanha em Porto Alegre, foi entregue o automóvel Toyota Ettios 1.0 0km para a vencedora da promoção Carro do Ano SERVICOOP.