Como a psicologia de consumo pode ajudar no seu controle de gastos

post-psicologia-de-consumo2

As nossas decisões financeiras não são racionais. Os impulsos que levam à compra estão além do produto em si: envolvem nossos sentimentos e sensações. Fatores psicológicos, culturais, sociais e pessoais influenciam o comportamento de compra, uso e avaliação de produtos e serviços para satisfazer necessidades.

Nos fatores psicológicos estão a motivação (o que te motiva a comprar algo?), a percepção (preciso do que estou prestes a comprar?), a aprendizagem ou a mudança de comportamento através da experiência e na forma de como pensamos e agimos. O ato de compra também pode se tornar um hábito, e a compra uma experiência mais emocional que racional.

Os fatores culturais são as influências do meio: valores, referências e percepções que nos são passados. O que aprendemos na TV, por exemplo? Você sabia que existe toda uma ciência apenas para te estudar e te levar a comprar algo?

Fatores sociais são influências do grupo ao qual pertencemos, seja família ou amigos, e estão ligados ao papel e status que representam na sociedade. Quando compramos, fazermos isto por nós ou para “os outros”?

Por último, nos fatores pessoais estão a faixa etária, condições de consumo, estilo de vida e traços da personalidade do consumidor que influenciam diretamente nas suas escolhas.

Diante disso tudo, antes de comprar eu sempre me pergunto:

– Eu realmente preciso do que quero comprar?

– Esta compra está alinhada com minhas prioridades?

– Esta compra vai me trazer compromissos financeiros que conseguirei cumprir?

– Esta compra vai apenas me fazer parecer alguém que quero mostrar para a sociedade?

– Esta compra vai me fazer assumir mais dívidas que já tenho?

– Esta promoção me faz comprar mais unidades por um preço menor, mas preciso mesmo de mais unidades?

Acho que essas perguntas podem ajudar você também!

* Leila Ghiorzi, coach financeira com formação complementar em investimentos e intermediação financeira. Autora do projeto É da Minha Conta.

Leia também

SONY DSC
Servicoop tem nova agência em Porto Alegre

A Servicoop inaugurou sua nova agência no centro de Porto Alegre. Localizada nas esquinas das ruas Marechal Floriano Peixoto e Riachuelo, com 600m², o espaço proporciona um novo conceito em atendimento, dando maior conforto e praticidade aos sócios. A nova loja também conta com a parceria do Saúde PAS. Os beneficiários do plano de saúde […]

post-dividas
Confira os três primeiros passos para sair das dívidas!

1) Descubra onde você está É doloroso ver onde a gente está, com tantas dívidas e contas se acumulando. Mas quanto mais você negligenciá-los, pior  vai ficar. Não tem fórmula mágica, infelizmente. Para você conseguir sair, você tem que saber onde está. Faça uma lista das suas dívidas, registrando a taxa de juros (que é quanto […]