Como os problemas financeiros afetam a sua produtividade

problemas-financeiros

Nos Estados Unidos, o dinheiro é apontado como o principal causador de estresse, afetando 64% dos entrevistados. É o que aponta a American Psychological Association. Como você deve saber – e sentir na prática – o stress é um forte empecilho para o desenvolvimento da criatividade.

Os problemas financeiros também afetam a vida profissional do indivíduo que está empregado, impedindo-os de atuar da forma como deveriam. Segundo uma pesquisa da Society for Human Resource Management, publicada por André Massaro, em seu Guia de Educação Financeira no Ambiente de Trabalho, 70% dos profissionais de RH nos Estados Unidos acreditam que os problemas financeiros dos empregados afetam a performance dos empregadores.

Dentre os fatores, também encontrados no Brasil, estão relacionados, além dos problemas decorrentes de stress, queda de produtividade, turnover elevado, pressões financeiras sobre as áreas de pessoal, risco aumentado de fraudes internas.

Clique aqui para ler o Guia de Educação Financeira no Ambiente de Trabalho completo

Fonte: Leila Ghiorzi, coach financeira com formação complementar em investimentos e intermediação financeira. Autora do projeto É da Minha Conta.

Leia também

post-gastos-diarios
Cuidado com os gastos ocultos!

Às vezes nos esquecemos de acrescentar no orçamento mensal as despesas que sabemos que existem, porém não nos programamos ou achamos muito pequenas, ou nem mesmo fazemos um orçamento mensal – e é aí que mora o perigo! Por exemplo: Natal, Páscoa, dia dos pais, dia das mães, dia do professor, dia das crianças, dia […]

post-psicologia-de-consumo2
Como a psicologia de consumo pode ajudar no seu controle de gastos

As nossas decisões financeiras não são racionais. Os impulsos que levam à compra estão além do produto em si: envolvem nossos sentimentos e sensações. Fatores psicológicos, culturais, sociais e pessoais influenciam o comportamento de compra, uso e avaliação de produtos e serviços para satisfazer necessidades. Nos fatores psicológicos estão a motivação (o que te motiva […]