NOTÍCIAS DA ASSEMBLEIA GERAL SERVICOOP

No dia 18 de abril de 2017 foram realizadas duas Assembleias: a tradicional Assembleia Geral Ordinária, para a prestação de contas do exercício 2016 e uma inédita Assembleia Geral Extraordinária Conjunta envolvendo também a Credi SG, Cooperativa de Crédito dos Empregados do Grupo Saint Gobain, para encaminhamento da incorporação desta por parte da SERVICOOP.

Na AGO, as notícias não poderiam ser melhores. O ano passado foi recheado de novidades, a principal delas, a inauguração da Nova Agência da SERVICOOP em Porto Alegre. Uma loja ampla, moderna e confortável, agora com atendimento conjunto do Saúde PAS Medicina & Odonto. Esse perfil segue o modelo utilizado em Novo Hamburgo e em Caxias do Sul, esta inaugurada também em 2016, como parte do projeto de expansão do Sistema SERVIPAS.

Essas novas lojas têm ampla participação no crescimento apresentado pela Cooperativa, ao longo do ano passado, e que continua pelo primeiro trimestre de 2017, em diversas contas, como segue:

 

EVOLUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL                             15,47%

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE SÓCIOS                     15,87%

EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO                17,27%

EVOLUÇÃO DOS ATIVOS TOTAIS                              27,06%

CARTEIRA DE CRÉDITOS                                              30,62%

EVOLUÇÃO DA CARTEIRA DE DEPÓSITOS           35,43%

CONCESSÃO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITOS        51,23%

 

Especialmente sobre a Carteira de Créditos, quando em comparação com importantes instituições financeiras do Brasil, como o Banco do Brasil, que teve resultado negativo de 11,33%, Caixa Econômica Federal com negativo de 4,4%, Banco Itáu, que cresceu 14,50% e as instituições também cooperativas como Sicoob e Sicredi, com crescimento de respectivamente 12,10% e 18,30%, mostra a relevância do resultado apresentado pela SERVICOOP.

Esses dados demonstram também a força do Cooperativismo, que no somatório geral alcança 6º lugar entre as instituições financeiras no Brasil, perdendo apenas para gigantes como Banco do Brasil, Itaú, Caixa Federal, Bradesco e Santander e muito próximo de alcançar a quinta posição nesse ranking.

Mesmo em um ano de muitos investimentos patrimoniais, como a nova agência Porto Alegre, instalada agora em um prédio com mais de 600 m2, como o início das operações em Caxias do Sul e também com a implantação das operações bancárias na Unidade de Novo Hamburgo a SERVICOOP apresenta um Balanço Social com grande resultado, garantindo em parceria com o Saúde PAS, mais de treze milhões de reais em benefícios aos cooperativados.

Com tudo isso, ainda foram apresentadas sobras líquidas na ordem de R$ 569.365,79 cuja destinação foi para juros ao capital, FATES, reservas legais e aos próprios cooperados, em decisão tomada na Assembleia Geral Ordinária.

São notícias que indicam um crescimento ainda maior neste e nos próximos anos, também em virtude da aprovação da incorporação da Cooperativa de Crédito dos Empregados do Grupo Saint Gobain, pois com esse fato, um novo mercado abre-se para a SERVICOOP.

O Grupo Saint Gobain é multinacional com atuação em diversos segmentos, como na construção civil, indústria e varejo e é detentor de várias marcas conhecidas, como Brasilit, Weber-quartzolit, Telhanorte, entre outras. Recentemente adquiriu a rede Tumelero de Materiais de Construção.

Com a incorporação da Credi SG, cooperativa com 45 anos de mercado, a SERVICOOP passa a ter autorização do Banco Central do Brasil para atuar nesse segmento, diversificando seu público alvo e, com certeza, incrementando suas possibilidades de crescimento e fortalecimento.